Notícias
Novos ataques cibernéticos contra bancos

Um novo tipo de ataque a caixa eletrônico tem espantado muita gente. Por meio de um dispositivo ainda não descoberto, os terminais soltam dinheiro de modo fraudulento. O que preocupa é que não é feita nenhuma modificação nos equipamentos.
Os cibercriminosos ainda podem programar a hora exata em que o dinheiro sai. Os casos foram registrados em países como Armênia, Reino Unido, Polônia, Rússia e Espanha. Embora não tenha chegado ao Brasil, muitas empresas se preocupam.
Segundo o Group IB, multinacional especializada em crimes na rede, os nomes dos bancos prejudicados não foram divulgados por medidas de segurança. Da forma remota e centralizada que os cibercriminosos agem, é possível retirar milhões antes que a instituição financeira possa agir.
Para ter acesso à internet dos bancos, são enviados e-mails com arquivos comprometidos ou executáveis como se fossem de outros grupos bancários ou caixas. Entre 10 minutos e uma semana os cibercriminosos assumem controle total da internet dos bancos e quando a operação é finalizada apagam todos os dados para dificultar as investigações.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|