Notícias
Assembleia, segunda-feira, discute greve geral

Segunda-feira (19/06), às 18h30, acontece, no Sindicato dos Bancários da Bahia, Mercês, assembleia para discutir sobre a participação na greve geral, marcada para o dia 30 de junho. Os gestores da Caixa devem participar.
Embora a paralisação seja um instrumento legal, garantido na Constituição Federal, as empresas, inclusive os bancos, tentam punir os trabalhadores com o desconto do dia, como tentou fazer a Caixa. Por isso, é importante que todos compareçam e ajudem a construir um movimento democrático.
A mobilização é contra as reformas da Previdência e trabalhista e também pela saída de Michel Temer, envolvido em escândalo de corrupção, e por eleições diretas. A lei atual prevê que na vacância do cargo de presidente e vice-presidente, acontece pleito indireto.
Mas, tramita na Câmara Federal uma PEC que estabelece a realização de eleições diretas em caso de vacância nos cargos de presidente e vice-presidente. Pela proposta, só ocorreria eleição indireta, caso faltassem seis meses para o fim do mandato.
O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Casa e deveria ter sido votado nesta terça-feira (13/06), mas por falta de quórum não foi apreciado.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|