Notícias
Encontro debate ações de defesa dos bancos públicos

O desmonte dos bancos públicos e as reformas neoliberais do governo de Michel Temer foram os temas principais de todos os debates do Encontro do Bancos Públicos, ocorrido no sábado (17/06), no Sindicato dos Bancários da Bahia. O auditório ficou cheio.
Ao todo, 108 bancários marcaram presença, sendo 63 da Caixa. O presidente da AGECEF-BA (Associação dos Gestores da Caixa), Antônio Vianna, o vice-presidente, Luciano Talavera e os diretores Paulo do Amor Divino, Rogério Teixeira, Antônio Messias e Sâmio Cássio.
Para ajudar a entender e complementar a discussão sobre o atual momento econômico foi convidada a economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Ana Georgina da Silva Dias, que falou sobre as reestruturações nas estatais e as reformas que retiram direitos dos trabalhadores, como a trabalhista e a da Previdência, além da terceirização.
Durante a palestra, a economista fez um sério alerta. "O atual cenário nacional é grave. Ao contrário do que se fala, a recessão não está acabando. Pela primeira vez na história, o Brasil registra dois anos de redução da atividade econômica. Isso é muito preocupante".
Sobre os bancos públicos, destacou a importância da unidade entre os bancários para impedir o avanço do projeto de privatização, que já vem trazendo sérios problemas aos trabalhadores. Na Caixa, por exemplo, o quadro de pessoal caiu consideravelmente, as condições de trabalho pioraram e os empregados ainda sofrem com a perda de função e redução salarial da noite para o dia.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|