Notícias
PL quer que agências abram sábado

Depois da Caixa abrir alguns sábados para dar conta da demanda de saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o senador baiano Roberto Muniz (PP-BA) resolveu surfar na onda e protocolou um projeto de lei que prevê a abertura das agências bancárias aos sábados.
O texto na verdade pede a revogação do artigo 1º da lei 4.178/62 que estabelece que "estabelecimentos de crédito não funcionarão aos sábados, em expediente externo ou interno". De acordo com a matéria, "não há motivos objetivos para que uma instituição financeira que queira, por razões econômicas, abrir suas agências aos sábados, seja proibida de fazê-lo".
A proposta tramita em caráter terminativo pelas comissões de Assuntos Econômicos, Assuntos Sociais, e de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor. Portanto, se aprovada não precisa passar pelo plenário do Senado, seguindo direto para a Câmara Federal.
O projeto de lei tem recebido críticas por ter sido construído sem qualquer consulta aos bancários. Também desconsidera que o fechamento das agências aos sábados é uma conquista da categoria, garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho.
Procurado, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, declarou que a reivindicação é por contratação. "Defendemos a ampliação do número de empregados para prestar atendimento humanizado à população, em dois turnos de trabalho". O bancos, no entanto, fazem o contrário: demitem.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|