Notícias
Bancários discutem medidas de prevenção de conflitos

O Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) estão em debate sobre o protocolo de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, previsto na cláusula 58 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os bancários destacam que o instrumento é fundamental coibir o assédio moral e melhorar o ambiente de trabalho. Junto com ele, os canais para o encaminhamento das denúncias da prática, feito pelos sindicatos. Nos canais dos bancos, as reclamações são mais variadas e vão além do assédio.
A intenção é a partir das denúncias desenvolver ações de prevenção dos conflitos, sobretudo os casos de assédio moral motivados pelo cumprimento de metas abusivas.
Em reunião realizada na última sexta-feira (22/09), a Fenaban apresentou as medidas desenvolvidas nos bancos desde a assinatura do acordo coletivo de 2011, quando o instrumento entrou em vigor. No próximo encontro, em 27 de novembro, bancários e empresas dão continuidade à negociação. O desenvolvimento de novos mecanismo para a avaliação semestral, conforme prevê a CCT, será a pauta do debate.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|