Notícias
Dezembro é mês de mobilização contra a AIDS

Depois do Outubro Rosa e o Novembro Azul, começa uma outra campanha que alerta a sociedade sobre a importância da prevenção e do combate ao preconceito. É o Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de chamar atenção das pessoas para a adoção de medidas de proteção e de promoção dos direitos humanos daqueles que vivem com o HIV.
Uma das ideias que a campanha busca promover é o sentimento de solidariedade entre os infectados pelo vírus, além do combate ao preconceito. De fato, por falta de informação, muitas pessoas acabam sendo discriminadas. Daí a importância de se compartilhar informações corretas, que busquem derrubar mitos sobre a doença.
O HIV foi identificado pela primeira vez há mais de 30 anos, na República Democrática do Congo. Não demorou muito se espalhou pelo mundo. A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que 33 milhões de pessoas convivam com o vírus atualmente e que 7,5 mil novos casos apareçam diariamente.
No Brasil, ao contrário do restante do mundo, em que os casos registram queda, o número de pessoas tem aumentado. Dados do Relatório de Monitoramento Clínico do HIV revelam que cerca de 830 mil pessoas vivam com o Vírus em 2016. Importante destacar que o país tem uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade (64%) das pessoas vivendo com HIV recebendo TARV.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|