Notícias
Equacionamento do Não Saldado começa em 20 de março

Os participantes do REG/REPLAN Não Saldado devem se preparar. A FUNCEF informou que a cobrança das contribuições extraordinárias, referentes ao déficit de 2015, começa no dia 20 de março. O equacionamento vai durar longos 20 anos.
Os participantes vão pagar 58% do déficit, enquanto a Caixa, 42%. Um absurdo resultado do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) feito entre a Fundação e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Sobre o déficit de 2016, ainda não há nenhuma informação.
Segundo a FUNCEF, "as alíquotas de contribuição de participantes seguirão os moldes da contribuição normal", no entanto todo mundo sabe que a realidade é outra. Com a nova proporcionalidade, os participantes vão pagar alíquotas maiores, enquanto a Caixa fica com a parte menor.
Para entender melhor, as contribuições normais têm a mesma alíquota de 13,92% para participantes e Caixa, mas no equacionamento será bem diferente. Para os ativos, a alíquota será de 13,14% e 9,26% para Caixa. Já para os aposentados e pensionistas, a alíquota cobrada será 27,5%, enquanto a da patrocinadora ficará em 19,38%. Mas, ainda há expectativa de que a injustiça seja corrigida. Diversas ações coletivas tramitam na Justiça contra a quebra de paridade.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|