Notícias
Empregados e direção da Caixa se reúnem dia 24

O Programa de Demissão Voluntária e, consequentemente a redução do quadro de empregados, os descomissionamentos arbitrários, os problemas no Saúde Caixa e o contencioso da FUNCEF estão na pauta da reunião entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a direção da Caixa. O encontro acontece no dia 24 de abril, em Brasília.
A redução do número de bancários - resultado dos PDVs - piora as condições de trabalho nas agências e eleva consideravelmente a sobrecarga. Também tem consequências na saúde do trabalhador, vulnerável às doenças ocupacionais.
O Saúde Caixa é outro assunto que precisa ser discutido. A sustentabilidade da assistência médica corre risco com as mudanças no estatuto e as resoluções editadas pelo governo federal para os convênios das estatais.
Ainda na pauta, a verticalização. A medida atinge agora os gerentes PJ e PF. Muitos correm risco de perder comissão por conta das mudanças rotineiras nas regras. Falta transparência na execução do programa. O entendimento da CEE é de que as ações fazem parte do processo de desmonte do banco público.
Maior fator do déficit da FUNCEF, o passivo trabalhista gerado pela Caixa, conhecido como contencioso, estará em debate. O prejuízo passa dos R$ 2,4 bilhões e quem paga são os participantes, por meio das contribuições extraordinárias do equacionamento. O maior impacto se dá no REG/REPLAN.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - |
|