Notícias
Audiência trata sobre fundos de pensão

Com o objetivo de colher informações sobre o modelo de governança dos fundos de pensão e definir o que deve mudar, o governo federal realiza, no dia 27 de julho, a partir das 9h, uma audiência pública, em Brasília. O evento é convocado pela CGPAR (Comissão de Governança e de Administração de Participações Societárias da União).
A iniciativa preocupa. Não é de hoje que o governo impõe medidas que prejudicam os empregados das estatais. Primeiro as mudanças que comprometem a sustentabilidade dos planos de saúde. As mudanças, na Caixa, limita a participação do banco nas despesas em 6,5% da folha de pagamento.
Agora, os fundos de pensão. Na Caixa, ainda tem outros agravantes. Sem qualquer transparência e sem a participação dos empregados, a FUNCEF aprovou uma revisão no estatuto da Fundação. As discussões sobre as mudanças acontecem "entre quatro paredes" e ninguém sabe o que pode acontecer.
O mais agravante é que não há garantias de que os representantes dos empregados consigam participar da audiência, uma vez que o número de pessoas é limitado e quem faz o controle das inscrições (feitas pelo site www.previdencia.gov.br) é o governo. Tudo isso leva a crer que vem mais uma medida ruim por aí.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba |
|