Notícias
Somente 37% dos crimes contra mulher são solucionados

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revela que apenas 37% dos casos de violência contra a mulher são solucionados no país. Os números revelam um congestionamento nos tribunais. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
No ano passado, quase um milhão de processos relacionados à violência doméstica estavam em tramitação na Justiça. O relatório mostra ainda que em 2017 foram emitidas mais de 35 mil sentenças.
O número de processos pendentes relacionados a crimes considerados feminicídios também apresentou alta no ano passado. São mais de 10 mil a seres finalizados. Em 2016, eram cerca de 5 mil.
A pesquisa aponta ainda que falta esclarecimento sobre as ações. As vítimas não recebem informações a respeito dos casos ou não entendem o andamento do processo. Segundo o CNJ, o Brasil tem 122 varas exclusivas de violência doméstica contra a mulher, com a atuação de 1.625 servidores de diferentes áreas, como psicólogo e assistente social. Em 2016, eram 109 varas.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|