Notícias
Idosos arcam com 73% das despesas nos lares do Nordeste

Com o aumento do custo de vida no Brasil, os idosos estão tendo de assumir as despesas em muitos lares. Na zona rural do Nordeste, o índice de pessoas com 60 anos ou mais responsáveis pelo orçamento familiar chega a 73%. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o relatório, os números refletem a importância que a contribuição dos idosos tem no orçamento familiar, sobretudo nas zonas mais carentes.
Nas áreas urbanas, o índice também é bastante expressivo, fato agravado com a recessão econômica e a alta da taxa de desemprego. Nas cidades do Nordeste, os idosos são responsáveis por cerca de 63,5% das despesas dos lares.
O estudo mostra ainda que o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas permitiu uma maior possibilidade de convívio, em uma mesma família, de duas ou até três gerações diferentes.
Em 2017, segundo o IBGE, 45% das pessoas com 60 anos ou mais viviam com os filhos na condição de chefe de domicílio. Nas regiões Norte e Nordeste, os percentuais estão acima da média nacional, chegando a 50%.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|