Wildcard SSL Certificates

Notícias

Cobrança fora do expediente afeta o bem-estar

Nos últimos anos, as redes sociais, sobretudo o Whatsapp, tornaram-se ferramentas importantes para a comunicação. No entanto, muitas empresas utilizam as plataformas de maneira inadequada, com envio de mensagens e cobranças fora do horário de expediente, seja à noite ou nos finais de semana. A prática aumenta o estresse e dificulta a desconexão do trabalho, mesmo durante o tempo de descanso.

O comportamento gera impacto negativo à saúde mental e bem-estar dos trabalhadores. A pressão para estar sempre disponível e conectado à rede pode afetar diretamente a vida pessoal, prejudicando a qualidade de vida e os relacionamentos do cidadão.

A simples expectativa de checar e responder mensagens de trabalho fora do horário de expediente pode ser altamente prejudicial, gerando uma constante sensação de vigilância e desconforto, mesmo nos momentos em que deveria ser possível relaxar. O fenômeno foi abordado no estudo Killing Us Softly, do Instituto Tecnológico da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos.

A pesquisa entrevistou mais de 400 trabalhadores de diferentes setores e suas respectivas famílias, com o objetivo de compreender os efeitos da vigilância nos horários de folga. A conclusão é que a cobrança por meio de mensagens no período de descanso dos funcionários afeta, e muito, a saúde mental.

De acordo com os pesquisadores, a constante presença do trabalho na vida pessoal gera desgaste emocional significativo, tornando difícil para os trabalhadores se desligarem das obrigações profissionais. A cobrança fora de hora está, inclusive, associada ao aumento de níveis de ansiedade, depressão e até esgotamento profissional (burnout), problemas que atingem parcela crescente das pessoas na atualidade.

Para fechar, o estudo aponta que os vínculos familiares e sociais também sofrem, já que o tempo dedicado ao trabalho durante o descanso prejudica a qualidade das interações pessoais e destaca a importância de estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal, algo que as empresas ainda não estão completamente atentas.

Em um mundo cada vez mais conectado, o "direito ao descanso" é fundamental para preservar a saúde mental e garantir um bom desempenho das atividades profissionais. É fundamental que se respeite o tempo pessoal, oferecendo ao trabalhador oportunidade de recarregar as energias e manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.