Notícias
Pelo fim do teto de custeio do Saúde Caixa

Até sexta-feira, 21 de março, as entidades representativas dos empregados da Caixa realizam uma série de mobilizações em unidades e departamentos do banco. As ações têm como principal objetivo pressionar a empresa por melhorias no Saúde Caixa. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
As mobilizações fazem parte da campanha Queremos Saúde, Caixa, que intensifica a luta em defesa da qualidade do atendimento e da sustentabilidade do plano. A pauta central gira em torno da ampliação da rede credenciada, da resolução de falhas operacionais e, principalmente, da revisão do teto de custeio imposto pela empresa, que vem onerando os trabalhadores, principalmente os aposentados.
Atualmente, um dos principais pontos de insatisfação está na proporção de pagamento dos custos do plano, que gera um peso significativo no bolso dos usuários. Apesar de o Acordo Coletivo de Trabalho prever que o banco arque com 70% das despesas do plano, na prática, os trabalhadores já são responsáveis por quase metade dos custos — realidade que contraria os termos pactuados e compromete a manutenção do acesso ao direito.
Outro foco da campanha é a ampliação da adesão a um abaixo-assinado em defesa do Saúde Caixa, reforçando a mobilização social como instrumento de pressão coletiva.
A campanha nacional teve início em fevereiro, com uma estratégia voltada à conscientização dos usuários sobre a importância de encaminhar diretamente à Central Saúde Caixa suas queixas e demandas. A ideia é evidenciar que os problemas enfrentados são vivenciados no dia a dia das unidades e não apenas pautas institucionais levantadas por representantes sindicais.
As entidades vão manter a campanha ativa até que haja respostas efetivas por parte da Caixa. A expectativa é de que a pressão contribua para garantir um plano mais justo, acessível e com atendimento de qualidade para todos os empregados do banco.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|