Notícias
Milhares de jovens em trabalhos irregulares

No primeiro semestre desde ano, 4.210 jovens entre 16 e 17 anos foram encontrados em trabalhos irregulares. O dado é do MTE (Ministério do Trabalho). Os problemas são diversos.
Foram 1.183 ações em 461 municípios. O estado onde há maior incidência é o Rio de Janeiro, com 907 ocorrências, na faixa de 16 e 17 anos. O MTE realizou, nos últimos 12 meses, 9.470 operações de combate ao trabalho infantil, atingindo 8.194 crianças e adolescentes em todo o país.
Neste caso, Minas Gerais foi o estado onde houve mais casos, 1.108 no total. Seguido de Rio de Janeiro, com 991 casos, e Pernambuco, com 880.
Vale lembrar que no Brasil existe legislação sobre o trabalho de jovens aprendizes, com idade a partir de 14 anos. No entanto, este público é extremamente vulnerável, com poucas oportunidades de escolarização e capacitação. Assim, tornam-se presas fáceis.
O menor aprendiz deve ter carteira de trabalho assinada, matrícula e frequência na escola, além de inscrição em programa com a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|