Notícias
Mortalidade infantil cai 73% no Brasil

A taxa de mortalidade no mundo caiu pela metade em 25 anos. Embora a notícia seja animadora, apenas 62 dos 195 países avaliados pela ONU (Organização das Nações Unidas) atingiram a meta do milênio. O Brasil é o destaque da lista, com redução de 73% desde 1990.
Em todo o mundo, as mortes entre crianças com até 5 anos passaram de 12,7 milhões, em 1990, para 5,9 milhões, neste ano. Queda de 53%. Apesar da diminuição, ainda hoje, cerca de 16 mil jovens com até 5 anos morrem todos os dias. Quase metade ocorre nas primeiras quatro semanas e, a cada ano, um milhão de bebês vão a óbito no primeiro dia de vida.
O estudo revela ainda que a maioria das mortes é decorrente da desnutrição. A situação é mais grave na África Subsaariana. Os demais óbitos são causados, principalmente, por doenças como pneumonia, diarreia e malária.
Brasil
Relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) destaca o trabalho desenvolvido no Brasil a partir dos anos 2000. De lá para cá, 48 milhões de crianças com até 5 anos foram salvas graças às políticas públicas desenvolvidas país.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|