Notícia


Renovação do acordo do Saúde Caixa dá o primeiro passo

Nesta terça-feira (15/07), ocorreu a primeira reunião entre a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) e a direção do banco, para renovação do Acordo Coletivo Específico do Saúde Caixa. Reajuste zero, fim do teto de gastos, manutenção das premissas de solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional, além da inclusão de todos os empregados, inclusive os contratados após 2018, no plano com os mesmos direitos foram as demandas apresentadas.

A Caixa sinalizou disposição para discutir pontos importantes, como o compartilhamento das redes credenciadas de estatais, que pode ampliar o acesso e melhorar o atendimento onde existe carência de serviços. Apesar da abertura do diálogo, pontos importantes seguem pendentes.

O banco não deu posicionamento sobre a retirada do teto de 6,5% da folha, mecanismo que limita a participação da empresa e transfere para os usuários o aumento das despesas. Também não houve avanço quanto ao custeio do convênio na aposentadoria dos contratados após 2018.

A defesa da perenidade do modelo de autogestão, a valorização da mesa de negociação e o fortalecimento de instâncias como o Conselho de Usuários foram reforçadas, com críticas à postura unilateral do banco em determinadas decisões.

A próxima rodada está prevista para os dias 14 ou 15 de agosto, no Rio de Janeiro. Sobre demandas como, reestruturações, SuperCaixa e agências digitais, o banco concordou em tratar em reuniões paralelas.

Redação AGECEF/BA