Notícia


Agosto começa com alerta campanha contra violência contra a mulher

Começa nesta sexta-feira (01/08) a campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar no Brasil. O objetivo é mobilizar a sociedade e o poder público para frear os números ainda assustadores da violência contra mulheres.

Dados divulgados pelo 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que, só no ano passado, 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio no país, média de quatro assassinatos por dia, motivados exclusivamente por gênero.

Além disso, a pesquisa Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil, lançada em março, revelou que mais de 21,4 milhões de brasileiras com 16 anos ou mais sofreram algum tipo de violência nos 12 meses anteriores ao levantamento. Os abusos incluem agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais e patrimoniais, muitas vezes cometidos dentro de casa e por pessoas conhecidas das vítimas.

Com o objetivo de enfrentar o cenário, o Ministério das Mulheres lança a edição anual da campanha Agosto Lilás, agora transformada em uma ação permanente. A proposta quer envolver governos, instituições e a população na prevenção, acolhimento e combate à violência de gênero.

Uma das metas do mês é ampliar a adesão ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios. Até agora, apenas 14 estados firmaram compromisso com o acordo de cooperação técnica. A expectativa do governo federal é alcançar todas as unidades da federação até o fim de agosto.

Atividades no país

Durante o mês, também ocorrem ações de mobilização em escolas, centros de saúde, e praças públicas. A programação inclui rodas de conversa, campanhas informativas, iluminação de prédios e espaços públicos com a cor lilás, símbolo da luta contra a violência de gênero.

A campanha também reforça a importância da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em 2025 e é considerada um dos marcos mais importantes no combate à violência doméstica no Brasil.

Redação AGECEF/BA