Notícia
CONECEF debate papel social do banco e sustentabilidade do Saúde Caixa
									
									
									 
Empregados da Caixa de todo o país estão reunidos em São Paulo até esta sexta-feira (22/08), no 40º CONECEF (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa). O evento é um dos principais espaços de debate sobre as condições de trabalho nas agências e departamentos do banco, mas vai além das pautas corporativas.Um dos principais pontos de preocupação é o futuro do Saúde Caixa, cujo acordo específico tem validade até dezembro deste ano. Embora os debates com a direção da empresa já tenham sido iniciados, até o momento não houve proposta que garanta a sustentabilidade do plano de saúde. O tema é sensível e mobiliza fortemente os empregados, diante da importância do convênio para milhares de usuários.
Outro tema relevante é a FUNCEF. Os delegados receberam a cartilha da campanha “A Meta em Seu Benefício”, que apresenta perguntas e respostas sobre o impacto da meta atuarial nos planos da Fundação. Segundo o material, a redução da meta em 2017 gerou um custo de R$ 6,5 bilhões para os participantes do REG/Replan Saldado, além de provocar uma redução média de 10% nos benefícios concedidos entre 2018 e 2024 aos participantes do Novo Plano e REB.
A publicação também mostra que a adequação da meta no fim de 2024 contribuiu para praticamente zerar o déficit não equacionado do REG/Replan Saldado, afastando a necessidade de um novo plano de equacionamento.
A presidente em exercício da AGECEF Bahia, Karem Santana, tem participação ativa nos debates, reforçando o protagonismo da Associação de Gestores do Estado no cenário nacional. Karem também estará presente na Conferência Nacional dos Bancários, que começa nesta sexta (após o encerramento do CONECEF) e segue até domingo.
Redação AGECEF/BA