NOTÍCIA
Bahia tem dois projetos selecionados no FENAG Impacta
									
									
									 
O 2º Edital de Projetos da Parceria Moradia e Cidadania e FENAG selecionou 12 iniciativas socioambientais, contemplando ao menos um projeto em cada região do país. Cada proposta vai receber um aporte financeiro de R$ 20 mil, com contrapartida mínima de R$ 5 mil, visando o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida e o empoderamento de comunidades em diversas regiões do país.A Bahia teve dois projetos selecionados. A Cozinha Solidária Casa da Providência, em Itabuna, e o Mulheres Rurais em Rede: Articulação e Desenvolvimento, em Retirolândia. Em um cenário onde muitas famílias ainda lutam para garantir alimentação saudável e adequada, o projeto Cozinha Solidária Casa da Providência, Fundação que atua há mais de 20 anos com a distribuição de alimentos e cuidados de saúde a pessoas em situação de rua.
Com o objetivo de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social — como aquelas em situação de rua e famílias de baixa renda —, o projeto oferece refeições gratuitas e nutritivas.
Outro projeto relevante da Bahia, o Mulheres Rurais em Rede: Articulação e Desenvolvimento, tem como foco o empoderamento das mulheres rurais, em Retirolândia vai beneficiar carca de 120 mulheres. Através de iniciativas de articulação, a proposta visa fortalecer a organização dessas mulheres para que possam atuar como protagonistas no desenvolvimento sustentável das suas comunidades.
Através de campanhas, a ação busca melhorar o acesso das mulheres a recursos e direitos, além de promover a participação ativa em políticas públicas e agricultura. A iniciativa tem um caráter transformador, pois amplia as oportunidades para as mulheres, muitas vezes marginalizadas, se tornarem líderes e referências em seus territórios. Além disso, o projeto contribui para a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais.
Próximos Passos
A partir de 23 de setembro de 2025, os projetos entram em sua fase de execução, com prazo até 30 de setembro de 2026. Durante o período, o Comitê Gestor, juntamente com as Coordenações Estaduais da Moradia e Cidadania e a FENAG, acompanhará de perto a implementação de cada iniciativa, garantindo que os impactos sociais, econômicos e ambientais sejam atingidos de maneira eficaz. O objetivo é não só gerar resultados imediatos, mas também garantir a sustentabilidade e a continuidade dessas ações ao longo do tempo.
Redação AGECEF/BA