NOTÍCIA
AGECEF Bahia participa da mobilização em defesa do Saúde Caixa
									
									
									 
A AGECEF Bahia segue firme na luta em defesa do Saúde Caixa e reforça o coro nacional contra os retrocessos propostos pela direção do banco. Nesta quinta-feira (09/10), diretores e associados participaram em peso do Dia de Luta, que contou com paralisação de uma hora em diversas unidades como forma de protesto à proposta apresentada pela Caixa.Houve paralisação de uma hora nas Mercês, Liberdade, Pituba, Itaigara, Costa Azul, Paulo VI, Privilege, Shopping da Bahia, Caminho de Areia, Graça, Cabula, Relógio São Pedro, Canela, Largo do Tanque, Shopping Paralela, além de Poções, Aratu e Simões Filho.
O movimento se soma às ações promovidas em todo o país, que vêm ampliando a pressão sobre o banco para garantir avanços reais nas negociações. As manifestações demonstram indignação generalizada da categoria diante da postura da Caixa, que insiste em se eximir da responsabilidade pelos custos do plano de saúde dos empregados.
A mobilização nacional já tem surtido efeito: diante da força das manifestações, a direção da Caixa cancelou a mesa de negociação agendada para terça-feira. Os debates devem ser retomados nesta sexta-feira (10/10), com representantes da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e do banco.
A presidente da AGECEF Bahia, Karem Santana, destacou a importância de manter a mobilização ativa. “As ações reforçam o recado. Não aceitaremos retrocessos no Saúde Caixa nem propostas que ameacem a dignidade e o bem-estar dos trabalhadores”.
A última proposta apresentada pela Caixa, na segunda-feira, e recusada na mesa previa aumento da mensalidade do titular de 3,5% para 5,5% da remuneração base, aumento na mensalidade dos dependentes, de R$ 480,00 para R$ 672,00, aumento no teto das mensalidades para o grupo familiar de 7% para 12% da remuneração base. Com os valores propostos, o aumento pretendido pela Caixa chega a até 71,42%.
Redação AGECEF/BA