NOTÍCIA


Empregado deve ter atenção com termo da Caixa

A Caixa divulgou, por meio eletrônico aos empregados, um Termo de Ciência e Aceite referente ao intervalo para repouso e alimentação. Mas, a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) chama atenção aos perigos e orienta que não seja assinado.

O documento, apresentado sem qualquer comunicação prévia às entidades representativas, afirma que o empregado manifesta voluntariamente a adesão ao intervalo intrajornada previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024–2026 e que essa manifestação também validaria intervalos usufruídos desde o ACT 2020/2022.

Para a CEE, o conteúdo extrapola o que foi negociado e cria interpretações que podem gerar prejuízos aos trabalhadores, especialmente ao tentar atribuir efeitos retroativos e consolidar práticas não previstas no ACT atual. Vale lembrar que documentos individuais que impactam condições de trabalho devem ser acompanhados pelos sindicatos, para evitar pressões e assegurar equilíbrio na relação com o empregador.

O assunto será levado à reunião com a Caixa marcada para esta sexta-feira 12/12). Até lá, a orientação é para que o termo não seja assinado.

Redação AGECEF/BA